Água faz bem a tudo e a todos!

Água faz bem a tudo e a todos!

 Toda a gente sabe que a água é essencial para qualquer um de nós, que traz imensas vantagens para a nossa saúde, imensos benefícios para a nossa pele e, claro que tinha de falar aqui, para o nosso bebé (no caso de quem está a passar por uma gravidez).

Eu era a pior pessoa para beber água. Ao longo do ano, sobretudo nos meses mais frios, não sentia falta, não sentia sede por isso não tinha por hábito beber água. Quando engravidei, os cuidados passaram a ser outros e as necessidades também.

Tive de fazer um esforço grande para incluir a água na minha rotina. Só por saber que tenho uma bexiga pequena e por ter de passar o dia todo fora de casa já era um motivo para não agarrar numa garrafa de água antes de sair de casa. Depois arranjava sempre a desculpa da garrafa de água de litro e meio ser muito grande e pesada para andar na carteira aliada a todas as outras que considerasse válidas. Até que fui "obrigada" pela minha médica.

Concentrei-me a arranjar estratégias para conseguir beber pelo menos 1.5l de água por dia:

  • Escolher o maior copo que tiver no armário (que leva cerca de meio litro)
  • Beber 1 copo de água desses SEMPRE ANTES de sair de casa (assim já só faltavam 2)
  • Se ficasse em casa, o copo e o jarro (de 1.5l) andavam sempre comigo, na sala, no quarto, na cozinha... como se fosse um lembrete
  • Comprometi-me a sempre que cruzasse o meu olhar com o copo a beber uns goles
  • Nunca o deixava vazio. Se estivesse a meio ou a chegar ao fim voltava a enchê-lo.
  • Se saísse de casa levava comigo uma garrafinha de água de 0.75l ou 0.5l comigo e obrigava-me a bebê-la antes da hora de almoço.

Ou seja, até à hora de almoço já tinha de ter bebido 1 litro!

  •  Quando essa garrafa acabasse, arranjava logo outra para me acompanhar.
No início custou um bocadinho, não vos vou mentir! Às vezes parecia que que tinha bebido água a mais e sentia um peeeesooo no estômago que nem é bom lembrar. Depois o tempo foi aquecendo e o verão ajudou-me muito nessa tarefa. Cheguei a beber 3 litros de água nos dias muito quentes. Quando o tempo arrefeceu, as dificuldades voltaram e deixou de apetecer beber água, e até o sabor da água parece que já enjoava e me agoniava...


  • Substitui a água simples por água aromatizada com limão e agora no tempo frio o que me tem safado são os chás. Não consigo beber mais do que 1litro de chá por dia por isso vou intercalando uma caneca de chá com um copo enorme de água.
  • Ouvir elogios como "Estás com uma pele tão bonita!" ou "Estás igual" ou "Não engordaste nada! É só barriga!" confesso que também ajuda. Mas para os ouvirmos temos de nos obrigar a beber água e vai ser a recompensa do nosso esforço e dedicação.
No fundo a água passou a ser com o telemóvel, como a agenda, o casaco ou a carteira: passou a ser um item obrigatório para andar sempre comigo!

Espero que vos ajude a beber mais água ao partilhar as minhas estratégias convosco. Sabem que custa sempre introduzirmos novos hábitos, mas que no fim compensa sempre!
Next PostNewer Post Previous PostOlder Post Home