#acarlinhavaisermãe | Sessão fotográfica de gravidez

#acarlinhavaisermãe | Sessão fotográfica de gravidez

Tinha eu acabado de anunciar (e de cair em mim) o assunto da gravidez e as tropas já se movimentavam para que a gravidez tivesse tudo a que tem direito!

Eu sempre achei giro a ideia de fazer sessões fotográficas durante a gravidez pois são aquelas recordações para mais tarde recordar. É claro que cada um faz do seu jeito: algumas mamãs optam por ficar com a barriga à mostra, outras nem por isso. Umas fazem com o pai da criança e outras fazem-no sozinhas. Umas em ambientes de praia outras em jardim.

Eu posso-vos dizer que sou uma sortuda por poder ter mais do que uma sessão de gravidez. E assim fico também com a oportunidade de ir registando várias fases, vários momentos e também diferentes cenários, intervenientes e registos.
Ontem foi dia de estreia! A Joana Cardoso foi a responsável por estas fotos. Tentamos criar um ambiente agradável, simpático e acolhedor, para contrariar o frio que se fez sentir. A Lena cedeu o espaço para nos sentirmos mais à vontade, sem pressas e bem descontraídas. O lema é: APROVEITAR ao máximo porque é uma horinha que passa bem rápido.
Para além das fotos que vos vou mostrar mais à frente, vou deixar-vos algumas dicas que acho pertinentes para prepararem a vossa sessão.

1) É mesmo muito importante que nos sintemos à vontade com o fotógrafo em questão, que conheçam o trabalho dele, que se identifiquem e para depois deixarem as coisas fluir.

2) Antes do dia, inspirem-se!
Consultem o google, o pinterest ou hashtags. Falem com o fotógrafo a vossa ideia e estejam abertas a sugestões. Às vezes é difícil manter o foco porque vemos tanta coisa gira e queremos fazer tudo. Sejam criativas, mas pragmáticas!

3) Sejam proativas e preparem tudo previamente. Não deixem as coisas no imaginário e ponham mãos à obra. A ideia que eu tinha em mente continha flores e um baloiço então fui à florista e encomendei umas correntes de heras para decorar as próprias correntes do baloiço. acrescentei um tapete fofinho para tapar o banco e depois umas lanternas, manta e acessórios para complementar tudo. Há quem acrescente os primeiros pertences do bebé, sejam os sapatinhos, o primeiro peluche ou ate uns babetes.

4) Se forem envergonhadas escolham lugares mais recatados e sossegados. Eu não sou nada envergonhada, mas nestas situações não gosto de confusão, nem de "mirones". Por isso, aceitei a ajuda da Lena que cedeu o jardim da sua casa. Assim conseguimos decorar o espaço sem haver stresses de sítios públicos, sem haver curiosos a parar para assistir, etc.

5) Escolham uma roupa com que se sintam bem, que vos faça sentir bonitas e confortáveis. Mesmo já estando com uma barriga generosa, continuo a usar o mesmo estilo de roupa que usava antes. (ou pelo menos tenho-me esforçado para isso) Ninguém é obrigada a exibir a pele da barriga. Se não querem, se bão se sentem à vontade ou se está frio, então tapem-na. Haverá sempre posições que lhe darão mais destaque, por isso, não se preocupem!

6) Assumam os kilos extra! SEM MEDOS! Nem toda a gente tem o metabolismo (e a força de vontade) da Carolina Patrocínio ou da Ana Rita Clara que continuaram super magras e elegantes durante toda a gravidez. É absolutamente normal ganharmos peso. E por muito que queiramos que seja só a barriga a crescer, a realidade (na maioria das vezes) é outra: TUDO CRESCE (mas dizem que deixa saudades por isso, não vamos dar demasiada importância)!

7) Aproveitem cada click mesmo que o fotógrafo esteja literalmente em cima de nós! Às vezes dá "medo" pois parece que estão demasiado perto e achamos que se vai notar a borbulhinha no queixo ou o pelito das sobrancelhas que ainda não dava para arrancar. Muito provavelmente eles vão focar outra coisa qualquer e nem se vai dar conta disso!

8) NÃO peçam logo logo para ver as fotos. As primeiras são de teste e ainda estamos todos a "ganhar coragem". Deixem passar meia hora e peçam para ver 2 ou 3. Tentem não se chatas e se estiverem a adorar o resultado: DIGAM! Se houver alguma coisa que vocês possam mudar então: CORRIJAM e peçam para repetir mas SÓ SE for mesmo muito importante e urgente. Às vezes as fotos demasiado "ensaiadas" ficam mal e se continuarem a insistir só vão estar a preocupar-se em vão e a criar tensão.

Agora vamos ver algumas fotos! Aviso já que não consigo escolher qual gosto mais!













Gostaram das dicas? e das fotos?
Next PostNewer Post Previous PostOlder Post Home