"TANTO?! Conheço alguém que faz mais barato!"

"TANTO?! Conheço alguém que faz mais barato!"

Já não ouvia esta há muito tempo! Mas vou-vos contextualizar:

Há uns dias recebi um email com um pedido de orçamento para um serviço de maquilhagem de cerimónia. Até aqui tudo normal, vinha tudo explicadinho, o serviço, a maquilhagem pretendida com fotos de exemplos a acompanhar, a data, a hora e o local onde tinha de me dirigir! Depois de ter enviado o meu orçamento, que acreditem, está de acordo com a maioria das maquilhadoras que conheço, recebo uma resposta (como eu costumo dizer) curta e grossa com apenas o título deste post "TANTO?! Conheço alguém que faz mais barato!"

Claro que fui cordial e profissional a responder novamente a esta questão. Por momentos, fiquei na dúvida se devia ser tão cordial e tão profissional!

No mundo da maquilhagem passa-se mais ou menos a mesma coisa que no mundo da mecânica e ou na restauração! Vocês podem estar a pensar que são exemplos parvos, mas vão ver que até são bem apropriados.

Vamos aceitar o facto que:
1) NEM TODA A GENTE TEM AS MESMAS POSSIBILIDADES FINANCEIRAS.

Por isso, uns vão aos mecânicos da terrinha e até pedem para ir buscar peças a carros que estão na sucata e outros vão aos mecânicos da própria marca com tudo original, da própria marca! Qual a diferença no momento de pagar? O último paga o que lhe dizem e não se queixa, o primeiro ainda antes de pagar já está a dizer "mas veja lá... não faz isso mais baratinho?"

2) O QUE É PRIORITÁRIO PARA UNS, PODE NÃO SER PARA OUTROS.

Muitos preferem ir jantar à luz das velas, com vista para o rio ou para o mar, com uns aperitivos num delicioso sunset, uma sobremesa maravilhosa, café, whisky num restaurante top e outros preferem simplesmente ir a um tasco.

3) O QUE É CARO PARA SI PODE NÃO SER PARA MIM.

Este vem na onda dos anteriores, basicamente é um 2em1 mas ligeiramente diferente. Ora vejamos: Eu posso não ser a mulher mais rica do mundo, mas posso estar disposta a pagar mais pelo serviço de maquilhagem porque tudo o que está inerente a este serviço vai determinar a maneira como me vou sentir naquele dia! Eu posso valorizar mil vezes mais o serviço de maquilhagem do que a roupa, o penteado, o calçado ou até as joias que vou usar naquela ocasião. Posso achar 200€ por um par de sapatos um balúrdio mas os mesmos 200€ serem mais que justos por uma joia ou outra coisa qualquer. Deu para perceber, não deu?

ATENÇÃO:
Em nenhuma das hipóteses anteriores estou a dizer que uma é melhor que a outra! Estou só a falar que oferecem diferenças nos serviços prestados e que essas diferenças custam dinheiro.

Na maquilhagem funciona igual! Vai sempre haver quem maquilhe por preços mais baixos. Vai sempre haver quem utilize material melhor ou pior, quem aposte em formação e quem se dedique a recriar (sim, eu ia escrever copiar) aquilo que vê. Vai sempre haver quem explique, quem se dedique de alma e coração, quem o faça com gosto e quem o faça para ganhar uns trocos ou para não ganhar nada em troca. Vai sempre haver x, y e z motivos para não cobrar, cobrar menos ou cobrar mais!
Quando pedirem um orçamento, por favor, lembrem-se sempre da mecânica e da restauração! Se acham que é caro respondam na mesma. Digam que fica acima das vossas possibilidades, ou até mesmo que não tinham previsto gastar tanto mas não respondam com o título deste post pois habilitam-se a terem respostas menos cordiais e menos simpáticas de se ler. Afinal de contas quem vos dá o orçamento não quer saber o preço da concorrência. Acreditem que já o sabe há muito ;)
Next PostNewer Post Previous PostOlder Post Home